quinta-feira, 5 de março de 2009

Colheita da Maçã

A abertura da colheita da maçã em Vacaria, prevista para a próxima semana, será dia 14 (sábado) e não mais dia 13, permanecendo o mesmo horário e local. Essa mudança foi confirmada pela Associação Gaúcha de Produtores de Maçã – AGAPOMI - e organizadores do evento, para facilitar a presença das autoridades convidadas e dos próprios produtores, que estão em plena colheita da Gala. No sábado (14), às 10h 30min, acontecerá a Abertura Oficial no pomar do Sr. José Sozo (BR-285 Estrada da Maçã) e ao meio-dia, reunião almoço com a participação de autoridades, produtores, imprensa e convidados. Já estão confirmados neste evento dirigentes do Banrisul, Banco do Brasil, BRDE, Caixa RS e Sicredi, além da presença do Secretário da Agricultura, João Carlos Machado, representando o Governo do Estado.



A abertura da colheita da maçã ocorre entre a colheita da Gala e da Fuji. O Estado deve colher aproximadamente 400 milhões de quilos de maçãs. A ocorrência de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina provocou uma grande perda. Cerca de 300 mil toneladas de maçãs para a indústria estão ainda nos pomares, pois são poucas as indústrias que esmagam a fruta e além de pagarem valores muito pequenos (8 centavos ao quilo) também não demonstram muito interesse na coleta desta maçã, que acaba ficando nos pomares.

Para o deputado Francisco Appio, o setor cresceu nestes últimos 36 anos, mas ainda tem gargalos que precisam ser superados. Um deles é a relação trabalhista entre empregados e trabalhadores, agravada por uma norma do Ministério do Trabalho, que obriga a contratação, exame e atestado liberatório na origem dos trabalhadores. De 12 a 13 mil trabalhadores são recrutados na metade sul do Estado para a colheita da maçã em Vacaria.


Acesse www.appio.com.br e veja o discurso do parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim