terça-feira, 17 de março de 2009

Centro de Arte Africana em São Paulo

/02/2009 - 13h20
São Paulo ganha centro de arte africana contemporânea
São Paulo, 3 fev (Lusa) ? A arte contemporânea africana passará a ter um centro de referência no Brasil, com a abertura de uma galeria em São Paulo, disse nesta terça-feira um responsável pelo projeto.

Alexandre Silva, coordenador do centro, disse que a Soso Arte Contemporânea Africana, cuja abertura está marcada para quinta-feira, foi inspirada numa galeria com o mesmo nome de Luanda.

"Vamos trabalhar de forma independente com a galeria Soso de Angola, mas mantendo uma estreita relação, com o objetivo de ser um ponto de referência da arte contemporânea africana no Brasil", disse.

"Queremos apresentar os trabalhos de artistas africanos e contribuir para a inserção no mercado de arte do Brasil", explicou.

Segundo ele, a galeria Soso de Luanda, com apoio da Fundação Sindika Dokolo, foi inspirada no pavilhão africano da Bienal de Veneza, em 2007.

"A ideia de abrir uma galeria surgiu da constatação de que existem muitos artistas contemporâneos africanos espalhados pelo mundo, mas sem um centro de referência na África", afirmou.

A Soso de São Paulo será aberta com a apresentação de fotografias, vídeos e instalações dos artistas angolanos Cláudia Veiga, Ihosvanny, Kiluanji e Yonamine, entre os dias 6 de fevereiro e 21 de março.

Nascida em Luanda em 1978, a fotógrafa Cláudia Veiga formou-se em Portugal em arquitetura e em fotojornalismo, sendo atualmente coordenadora da Fundação Sindika Dokolo.

Filho de pais cubanos, Ihosvanny já participou de várias coletivas, com destaque para a Trienal de Luanda em 2007 e Bienal de Veneza no mesmo ano.

Nascido em Luanda em 1979, Kiluanji dedica-se ao teatro, música e fotografia, com destaque para cenas urbanas de Luanda.

Yonamine, nascido em Luanda em 1975, com passagens pela República Democrática do Congo, Brasil e Reino Unido, diversifica a sua atividade pela pintura, desenho, gravura, fotografia, vídeo e instalação. __._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim