sexta-feira, 27 de março de 2009

As Oliveiras

AS OLIVEIRAS ESTÃO CHEGANDO


Implantada a produção e comercialização da maçã, duplicada a produção de queijo tipo grana padano (Randon) e consolidada a cultura de grãos (milho-soja-trigo-feijão-aveia), cabe aos municípios da Região Nordeste e Campos de Cima da Serra o desafio de novas culturas, diversificando para garantir a estabilidade e a rentabilidade do agronegócio.



Amora, framboeza, mirtilo, phisallis, kiwi, ameixa, pêssego, marmelo, uvas de mesa e viníferas fazem parte da fruticultura e pequenos frutos e ganham a companhia das oliveiras.



Desde os primórdios da fundação de Vacaria com o Tratado de Madri de 1750, a antiga colônia espanhola, foi dedicada à devoção de Nossa Senhora das Oliveiras, influência da imagem descoberta em setembro daquele ano.



Influência portuguesa ou espanhola, tanto faz, pois os dois países são tradicionais e grandes produtores de azeite de oliva. Qualquer um dos pioneiros no povoamento da região poderia ter deixado a imagem, descoberta no centro da cidade de Vacaria, entre as touceiras de um campo de pasto nativo da fazenda Nossa Senhora do Socorro.



Intrigados com a vinculação de Nossa Senhora da Oliveira, como padroeira da região, perguntam se há plantio daquela árvore.



Respondo que existe em pequena escala desde outubro do ano passado, graças ao espírito empreendedor e pioneiro de Raul Randon. Numa de suas propriedades (RASIP-5), foram plantadas as primeiras mil mudas. Foram cedidas pela EMBRAPA.



Aquela empresa de pesquisas reconhece a região como propícia ao cultivo das oliveiras.



No período de 29/03 a 05/04, uma missão oficial visita a Espanha para recolher informações, experiências e possíveis parceiros para a implantação da Olivicultura no Rio Grande do Sul. Com o consumo do azeite de oliva em constante crescimento – indicação médica- as perspectivas econômicas garantem sua viabilidade.



Na região de Vacaria, Muitos Capões, Lagoa Vermelha e Bom Jesus, muitos produtores revelam interesse em plantar as mudas em carácter experimental, mas aguardam mais informações.



Na Assembléia Legislativa, o deputado Ronaldo Zulke tomou a iniciativa e formou uma Comissão Especial, que juntamente com a Embrapa-Pelotas, promove o debate para esclarecer técnicos e produtores. Depois de visitar a Itália, a Comissão encontra-se na Espanha.



O deputado Francisco Appio integra-se à comitiva na segunda etapa da viagem. Leva consigo um dossiê com fotos e informações das áreas pioneiras em Vacaria.



Décio Godinho foi um dos pioneiros. Trocou a pecuária em Lagoa Vermelha pela olivicultura em Caçapava, onde plantou 2.500 mudas. “Já deveriam estar em produção – estamos no terceiro ano- mas as fortes chuvas da primavera passada abortaram a colheita que faríamos em março deste ano. Precisamos de variedades que suportem a frequente umidade em nosso Estado”, afirmou o produtor lagoense ao deputado Appio que discursou sobre o assunto na quinta-feira 25/03 na Assembleia Legislativa.





Leia mais em www.appio.com.br





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim