quinta-feira, 12 de março de 2009

Ampliação da Delegacia da Mulher

Governadora entrega ampliação na estrutura da Delegacia da Mulher
06/03/2009 17:40


O espaço físico onde funcionará o Plantão 24 h da Delegacia de Polícia da Mulher foi entregue a comunidade gaúcha, nesta sexta-feira (6), pela governadora Yeda Crusius, em solenidade dentro das comemorações da Semana Internacional da Mulher (1º a 8 de março). Após um ano de obras, a estrutura ampliada oferece agora salas individualizadas para atendimento das vítimas de violência doméstica, espaço para crianças e cela de contenção para agressores, seguindo critérios de conforto e funcionalidade.

Com a ampliação do local, as mulheres poderão registrar ocorrências na delegacia longe do público, evitando constrangimentos. Será possível ainda que o acesso do agressor ao local não ocorra pela mesma porta que a vítima. Além do atendimento acolhedor, a delegacia oferece às vítimas serviços de 29 policiais, duas psicólogas e uma assistente social. Outro fator relevante é a proximidade com a investigação policial, o que agiliza o processo na solução das ocorrências.

Conforme a delegada titular, Nadine Anflor, o governo cuida da segurança da mulher dentro do conceito de "atendimento especializado, ambiente seguro e agradável para acolher e amparar as vítimas de violência doméstica, mantendo-as bem longe do constrangimento decorrente desse tipo de serviço." observou a delegada.

Ao salientar, em seu pronunciamento, a qualidade e a humanização do serviço público oferecido pelas servidoras da delegacia às mulheres vítimas da violência, Yeda Crusius considerou a Semana da Mulher uma data emblemática para "a celebração do fazer e do realizar, pois esta é uma obra orçada e concretizada graças ao ajuste das contas públicas". "Nossa decisão é investir no que é prioridade para a população" acrescentou.

Durante a cerimônia, a governadora recebeu homenagem das crianças atendidas pela Creche Mamãe Coruja, instituição que presta assistência às mães policiais. Sensibilizada, Yeda Crusius falou da intenção do seu governo de trabalhar fortemente em projeto focado na ampliação de vagas no sistema estadual de creches.

Participaram do evento o chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, a secretária da Cultura, Mônica Leal, e a coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez. O plantão 24h da Delegacia da Mulher, fica na Av. João Pessoa, n°2050, Palácio da Polícia (Entrada pela Rua Freitas de Castro) em Porto Alegre.

Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim