sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Segurança Pública em Caxias

Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2009
Segurança Pública volta a ser debatida em Plenário. O tema é recorrente no parlamento caxiense.
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (04), o Vererador Gustavo Toigo/PDT retomou assunto que já havia sido tratado em Sessão da Comissão Representativa: a criminalidade em Caxias do Sul. “Esta casa demosntrou que está atenta aos apelos da comunidade promovendo audiências públicas, e indo se reunir com o Secretário Estadual de Segurança Edson Goulart. Acho que devemos agora agendar um encontro com a Governadora do Estado Yeda Crusius, juntamente com os comandos da Brigada Militar e da Polícia Civil para expor o que está ocorrendo em Caxias, e falar das situações que envolvem a prevenção. A BM deve trabalhar na prevenção e a investigação cabe a Polícia Civil. Nós temos novos chefes nas polícias tomando posse e penso que devemos falar com eles. Precisamos solicitar um aumento no efetivo de no mínimo mais cem policiais para cidade”.
A Vereadora Geni Peteffi/PMDB ponderou que a Câmara já promoveu muitas ações em favor da segurança pública, mas que as respostas esperadas não vieram. “Temos que ir mais fundo e insistir na substituição de todo o comando da polícia em Caxias”, reforçou a parlamentar.
O Vereador Marcos Daneluz/PT disse concordar com a líder de governo e reiterou que a Casa fez muito, nestes últimos 4 anos, e nunca foi ouvida.
A petista Ana Corso lembrou todas as vezes que os parlamentares buscaram contribuir para melhorar a segurança na cidade. “Nos reunimos com os ex-secretários Enio Bacci e Mallman para levar reivindicações de aumento de efetivo e compra de veículos, de equipamentos e, posteriormente, com o Goulart que já é o terceiro Secretário de Segurança do Estado. Isso é lamentável, pois todas as vezes que fomos à Secretaria voltamos de mãos abanando. Falta a priorização do governo Estado, que não está colocando verbas, mas apenas repassando verbas da União. Assim a situação não vai mudar”.
O Vereador Toigo insistiu que uma comitiva formada por parlamentares deve ir a capital para sensibilizar a Governadora, levando dados para provar o que está ocorrendo aqui na área da segurança pública.
Mauro Pereira/PMDB cobrou antigas promessas feitas de entrega de novas viaturas que nunca vieram para a cidade, e lembrou do problema do Departamento Médico Legal que enfrenta a falta de médicos legistas.
Para o Vereador Harty Moisés Paese/PDT é compreensível as deficiências na área de segurança pública se levarmos em conta a falta de estrutura, de pessoal e de equipamentos, além da má formação dos seres humanos e a falta também de investimentos do governo em prevenção.
Concluindo seu discurso o Vereador Toigo voltou a falar e convidar os colegas ao entrosamento: “Vou insisitir, pois precisamos nos unir focados no bem estar das pessoas. E se o Presidente concordar, amanhã mesmo, encaminho um ofício para que agendemos uma reunião com a Governadora”.

04/02/2009

--------------------------------------------------------------------------------
FONE: Câmara de Caxias do Sul: 54 32181600

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim