sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Revista Veja

20 de fevereiro de 2009
------------------------------------------------

Caro leitor,


A extraordinária entrevista que o senador Jarbas Vasconcelos deu a VEJA repercutiu de diversas formas na semana que passou. Ao silêncio constrangido da cúpula do partido, que simplesmente se paralisou diante das revelações de corrupção feitas pelo senador, sobrepôs-se a indignação da sociedade brasileira. Quem melhor traduziu o sentimento das pessoas de bem foi um editorial de jornal, conforme registrou a Carta ao Leitor: "Ao comentar a repercussão da entrevista de Jarbas junto à cúpula do PMDB, o jornal O Estado de S. Paulo, em editorial, deu-lhe contornos definitivos: "Com sua murmurada resposta, o baronato partidário passou o proverbial recibo ao denunciante, elevando inadvertidamente os seus argumentos à categoria de constatação de uma realidade objetiva"."
http://veja.abril.com.br/180209/entrevista.shtml


Como não podia deixar de ser, apesar dos feriados do Carnaval, que teoricamente sugeririam um tema mais leve, a capa de VEJA trata desse "caso de amor" dos políticos corruptos com nosso dinheiro. A reportagem fala da repercussão da entrevista de Jarbas Vasconcelos e termina apontando alternativas práticas de efeito imediato para a contenção do assalto cotidiano aos cofres públicos nos níveis municipal, estadual e federal.
http://veja.abril.com.br/250209/p_044.shtml


Uma emocionante reportagem relata como estão sofrendo com a crise os dekasseguis, brasileiros de ascendência japonesa que fizeram o caminho inverso dos avós e voltaram ao país asiático em busca de oportunidades. Eles são as primeiras vítimas da crise financeira no Japão.
http://veja.abril.com.br/250209/p_062.shtml


As Páginas Amarelas trazem a intelectual americana Camille Paglia, autora de livros instigantes como o famoso Personas Sexuais. Camille veio passar o Carnaval em Salvador para saborear um pouco mais da personalidade que ela elegeu como sua paixão, a cantora Daniela Mercury. Mas Camille Paglia não é fã de Madonna? Era. Sobre a pop star americana, Camille diz nas Amarelas: "Madonna está um monstro. São inacreditáveis aqueles braços grotescamente musculosos e mãos que parecem garras". É pouco. Espere até ler o que ela disse sobre Angelina Jolie.
http://veja.abril.com.br/250209/entrevista.shtml


A editoria de Artes & Espetáculos traz uma excelente reportagem sobre os novos escritores "regionalistas" do Brasil e explica por que eles não gostam dessa classificação. São craques das letras como o amazonense Milton Hatoum que conseguem ser universais "cantando a própria aldeia".
http://veja.abril.com.br/250209/p_098.shtml


Bem, esses foram os assuntos que escolhi para comentar. A revista tem muitas outras reportagens de enorme interesse. Basta conferir a versão original da newsletter com o índice completo neste link.
http://veja.abril.com.br/newsletter/newsletter.html


Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br

Um forte abraço, belo Carnaval para você e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação


---------------------------------------------------

Destaques de VEJA.com

Carnaval
Acervo digital e galerias de fotos
www.veja.com.br/destaques-acervo
www.veja.com.br/galerias

Perguntas e respostas
Quando fazer lipoaspiração? Os riscos e as alternativas
www.veja.com.br/perguntas

Blog
O jornalista Denis Russo escreve sobre sustentabilidade
www.veja.com.br/sustentavel

Entrega do Oscar
Em vídeo: as apostas de Isabela Boscov
www.veja.com.br/isabelaboscov

Cinema
Trailer dos filmes Rio Congelado e Quem Quer Ser um Milionário?
www.veja.com.br/videos



------------------------------------------------
http://www.veja.com.br


Acesse http://veja.abril.com.br/pst/newsletter para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim