quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Polícia apreende três toneladas de fios de cobre

Polícia Civil apreende mais de três toneladas de fios de cobre27/01/2009 15:54
Agentes da Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), apreenderam, às 7h40min desta terça-feira (27/01), mais de três toneladas de fios de cobre de telefonia. O material estava em uma casa que servia de fachada como depósito. O local fica na Rua Mané Garrincha, bairro São Cristovão, em Viamão.
De posse de mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça de Viamão, os policiais realizaram a prisão em flagrante de um homem de 33 anos de idade. O indivíduo foi detido pelo crime de receptação qualificada, que prevê pena de seis a 16 anos de reclusão. Após ser autuado em flagrante, o capturado foi encaminhado ao Presídio Central.
O delegado Eduardo de Oliveira César, que responde pela DRCP, diz que os furtos de energia elétrica tiveram, em 2008, uma queda de 40%, e os de telefonia diminuíram 38%, conforme informações das empresas dos serviços delegados. O material furtado, geralmente cabos e equipamentos com enrolamento de cobre, são vendidos a ferro-velhos.
Para o delegado Eduardo, o ladrão coloca em risco a própria vida e a de milhares de pessoas que dependem de serviços públicos essenciais, como o atendimento médico oferecido pelos hospitais, por exemplo: “Indiretamente, esses furtos acabam prejudicando todos os consumidores de energia elétrica, na medida em que as perdas são diluídas nas contas de luz e de telefone. Ao tentar levar cabos utilizados nas redes de alta tensão, as pessoas podem morrer por eletroplessão. Há, ainda, o perigo de quedas, já que a altura das torres de transmissão varia entre dez e 40 metros”, completa o delegado.
As investigações policiais duraram 25 dias.
Fonte: Ascom PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim